Notícias

Imagem

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto

O município de Maringá, na região Noroeste do Paraná, está alcançando um marco significativo no fornecimento de habitação digna para a população de baixa renda, graças ao Programa de Zonas Especiais de Interesse Social (ProZEIS). Este projeto inovador de desenvolvimento urbano, focado na habitação de interesse social, já viabilizou a construção de 2.347 unidades habitacionais, com outras 1.852 em fase de planejamento.

O ProZEIS opera por meio de um chamamento aos proprietários de terrenos não utilizados, incentivando o desenvolvimento de empreendimentos habitacionais. Isso inclui benefícios como isenções fiscais e aumento no potencial construtivo dos lotes, desde que uma parte das unidades seja destinada à população de baixa renda. O processo envolve diversas etapas, como audiências públicas e aprovações legais, garantindo transparência e participação comunitária.

Os resultados do ProZEIS são notáveis: abrange a oferta de moradias dignas, impulsiona o mercado imobiliário local e promove a ocupação planejada de espaços urbanos. Até o momento, o projeto beneficiou 800 famílias.

Com o orçamento anual de R$ 580 mil, a iniciativa impacta 10% do cadastro municipal de habitação, equivalente a 700 famílias por ano. Essa colaboração entre o município e o setor privado demonstra a viabilidade de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios urbanos enfrentados pela cidade.

Os bons resultados alcançados garantiram ao projeto o Troféu Moradia Sustentável do PGP-PR 2023. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.