Notícias

Sindafep participa de lançamento do Programa de Educação Previdenciária

Objetivo do serviço é facilitar o contato dos aposentados e pensionistas com a Paranaprevidência, principalmente em relação ao recadastramento anual

O vice-presidente de Aposentados e Pensionistas do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Osmar de Araújo Gomes, participou na última segunda-feira (9) do lançamento de uma série de ações voltadas aos servidores públicos aposentados paranaenses. A Paranaprevidência desenvolveu o Programa de Educação Previdenciária, que auxilia aqueles que estão se aposentando ou os já aposentados a como utilizarem os serviços do órgão. Participaram do evento o vice-governador do Paraná, Darci Piana, e o diretor-presidente da Paranaprevidência, Felipe Vidigal.

O principal objetivo será ampliar o uso do aplicativo da Paranaprevidência para realização do recadastramento dos aposentados e pensionistas. Além de evitar o deslocamento até o órgão previdenciário estadual, garantindo mais comodidade para os beneficiários, o aplicativo também agiliza o atendimento. Hoje o recadastramento pode ser feito a qualquer momento do ano, independente da data de nascimento do aposentado. O aplicativo está disponível na Apple Store e no Google Play.

Pelo programa, também haverá facilidades no recadastramento e acesso a informações financeiras e de benefícios, além da realização de treinamentos para os beneficiários, que deverão ser realizados em parceria com outras instituições.

“Sabemos da importância do recadastramento para os nossos filiados e sempre estamos buscando informá-los para não perderem os prazos. Agora, com esse programa, é uma ferramenta a mais para facilitar a vida dos nossos aposentados e pensionistas”, afirma Osmar.

RECADASTRAMENTO — O recadastramento de aposentados e pensionistas da Paranaprevidência é obrigatório em 2023 e deve ser feito até o dia 31 de dezembro.

Felipe Vidigal alerta que os beneficiários que não cumprirem o prazo terão seus pagamentos bloqueados até a regularização do procedimento. “O recadastramento dos nossos beneficiários deve ser feito, de acordo com a legislação, a cada ano. O período da pandemia foi uma exceção, mas agora nós precisamos cumprir o que nos pede a lei. Até o dia 9 de outubro, pouco mais de 63 mil aposentados e pensionistas haviam feito o procedimento, ou seja, faltam ainda mais de 42 mil beneficiários”, explica.

CULTURA — Além da questão financeira, o programa também desenvolveu atividades culturais e de lazer para os aposentados. São atividades de leitura, alongamento do corpo, aulas de tango, curso de smartphone e computadores. Todas essas atividades e informações sobre como se inscrever em cada uma delas estão disponíveis no site do programa (aqui).

Para Osmar, as medidas vão de encontro ao que o Sindafep já tem feito durante toda a sua história. “Manter-se ativo nesta fase da vida é importantíssimo para a saúde do corpo e da alma. Isso faz parte da missão do Sindafep e por isso prezamos tanto pelas nossas reuniões do EFA, as Fiscalíadas e as viagens, por exemplo”, finaliza o vice-presidente.

Segundo o Governo do Paraná, são 105 mil servidores aposentados e mais 29 mil pensionistas.

Clique aqui para conferir o Manual do Usuário, que conta com informações sobre serviços, planejamento financeiro, canais de atendimento e outros tópicos relacionados à Paranaprevidência.

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.