Servidor Público: ajudando a construir um país melhor

Osmar de Araújo - Presidente do SINDAFEP

Hoje, é celebrado o dia do Servidor Público, mas a verdade é que há tempos não temos o que comemorar, em razão dos últimos acontecimentos em nosso país, principalmente em virtude do desmonte do serviço público proposto pela Proposta de Emenda à Constituição 32/20, conhecida como a “Reforma Administrativa”.

Nós, servidores públicos, representamos uma parcela significativa da população. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), somos cerca de 12 milhões de trabalhadores batalhando pelo desenvolvimento de nossas cidades, estados e país. Atuamos nos mais variados setores da administração pública, somos professores, médicos, Auditores Fiscais e tantas outras profissões que têm um único propósito: servir a população.

Mas, infelizmente, os ataques aos trabalhadores, em especial aos servidores públicos, têm se tornado cada vez mais constantes no Brasil. Um exemplo disso, como já dito acima, são as atuais discussões sobre a Reforma Administrativa, que não refletem somente em nossa categoria, mas em toda a população. A PEC 32/20 permite que postos de saúde, hospitais e escolas sejam explorados por empresas privadas, o que acarreta em um processo de precarização do trabalho.

Além disso, a Reforma Administrativa promove o “apadrinhamento” político, abre brechas nítidas para a corrupção e a volta do "coronelismo', por meio do ataque ao concurso público e da retirada de direitos dos servidores, fundamentais para garantir a autonomia e independência do serviço público brasileiro.

Neste dia 28 de outubro, além de desejar parabéns a todos os profissionais, faço um pedido: Continuem resistindo à PEC 32/20. Não podemos permitir que essa “reforma” seja aprovada e que, nós, servidores públicos paguemos a conta.

Osmar de Araújo
Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná - SINDAFEP