Palavra do Presidente

Fortalecer as administrações tributárias é nosso desafio para desenvolver a sociedade

Wanderci Polaquini - Presidente do SINDAFEP

Nesse final de década, encerramos uma etapa à frente do Sindafep. As demandas não foram poucas e nem fáceis, mas sempre mantivemos o espírito de luta, dedicação e diálogo. Concentramos nossas forças na defesa dos direitos da nossa categoria e lutamos para fortalecer as administrações tributárias. Conciliamos a atuação regional à nacional. Em curso, seguem muitos desafios que, seguramente, serão bem encaminhados pela próxima gestão.

Neste ano, os fiscos federal, estadual, distrital e municipal selaram o acordo de proposta única de Reforma Tributária. O texto foi incorporado na proposta do Senado Federal e zelou por uma administração tributária com autonomia e independência para aplicar o regramento com justiça fiscal e social.

“Almejamos uma administração tributária com autonomia e independência para aplicar o regramento de justiça fiscal e social”

A Reforma Tributária é um debate que se estendeu durante essa gestão e que permanecerá para aquela que agora assume. Com grande honra, o nosso Sindicato assumiu o protagonismo desse marco histórico para os Fiscos do Brasil, sendo escolhido nacionalmente pela categoria, no 18º Conafisco, como o canal de comunicação entre entidades e o relator da proposta.

Encaramos grandes desafios, talvez alguns dos mais contundentes dos 60 anos da nossa história, já que a imagem do servidor público vem sendo sistematicamente e injustamente dilapidada no debate público brasileiro, enquanto o parlamento avança com medidas de destruição do segmento, com graves prejuízos ao todo da sociedade.

Hoje, estar à frente de um Sindicato, principalmente que representa servidores públicos, é um desafio hercúleo e que exige coragem. O funcionalismo sofre um processo de desconstrução e desvalorização, reflexo do exceto de contrainformação que desvirtua o bom entendimento da realidade das coisas. É preciso trazer o entendimento de que precisamos de um Estado nem mínimo e nem máximo, mas suficiente e eficiente para garantir que os benefícios cheguem à população.

“O parlamento avança com medidas de destruição do serviço público, com graves prejuízos à sociedade”

Como já esperado, os próximos anos serão de grandes desafios. A Reforma Administrativa, a Reforma Sindical (PEC 196) e o Pacote “Mais Brasil” (PEC 186, PEC 187 e PEC 188) exigirão muito dos dirigentes que agora assumem e que, com o apoio da nossa classe, possuem total competência para enfrentá-los.

Com alegria me despeço da presidência, mas não da grande causa que é o fortalecimento dos Fiscos e das administrações tributárias. Por meio da Pública Paraná, seguirei ao lado da categoria e em defesa dos servidores públicos, dando todo apoio para a continuidade dos bons trabalhos do Sindafep.

“Despeço-me da presidência do Sindafep, mas não da grande causa que é o fortalecimento dos Fiscos e das administrações tributárias”

Aos meus colegas de diretoria, agradeço pela jornada que trilhamos juntos e por terem sustentado os trabalhos realizados até aqui. E em especial, à minha família, que compreendeu as minhas ausências e que reconheceu a importância da nossa dedicação.

Agradeço à Pública Central do Servidor e à Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, entidades que participamos com atuação efetiva e construtiva. Aos funcionários do Sindafep, do Hotel Rota do Sol, da Colônia de Férias e das filiais pela dedicação e compromisso, bem como a todas as nossas assessorias.

Aos membros dos conselhos, pelo compromisso e seriedade na forma de condução dos respectivos órgãos. Aos colegas das administrações da Receita Estadual e da Secretaria de Estado da Fazenda que, em sua maioria, construíram uma boa relação em prol do nosso objetivo: fortalecer a categoria e o fisco visando nosso fim último, que é bem servir à sociedade.

Wanderci Polaquini
Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná - SINDAFEP