Notícias

Imagem

Paranavaí inaugura primeira produtora audiovisual pública do Brasil

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

 

 

Projeto que fundou a Produtora Suruquá incentiva artistas de baixa renda

A carência de incentivo aos artistas de baixa renda foi uma dificuldade superada pelo município de Paranavaí, no Noroeste do Paraná, com o projeto Suruquá Produtora Pública de Audiovisual, que oferece equipamentos de vídeo e som para a produção de conteúdos próprios. A iniciativa já financiou 20 produções de grupos e artistas locais, além de produzir outros 66 conteúdos audiovisuais da Fundação Cultural.

Desde 2019, o projeto fomenta a cultura local com a implantação permanente de um espaço público de criação audiovisual. O incentivo governamental é importante para os artistas, que procuram ser vistos e divulgados. Todos os conteúdos são gratuitos e públicos, ficando disponíveis nas redes sociais da produtora.

“O projeto contribuiu para me encontrar como agente cultural. Cada lugar que conseguimos fazer uma apresentação, desenvolver uma ação que favoreça artistas e o público, faz diferença em nossas vidas. Além disso, ao alcançar novas pessoas e fazer conexões, vamos crescendo”, declarou Suzy Costa e Silva, artista do Realidade Street, núcleo cultural parceiro da Produtora Suruquá.

Em 2023, a iniciativa pretende beneficiar não apenas os artistas de baixa renda, mas todos aqueles que queiram levar os seus projetos adiante com o auxílio do Suruquá. Será divulgado um convite para que mais pessoas participem, com a intenção de expandir o alcance dos produtores culturais. O custo inicial do projeto foi de R$ 144 mil, destinado para compras de equipamentos. 

Os bons resultados alcançados garantiram ao projeto o Trofeú PGP-PR 2022. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.