Notícias

Imagem

Maringá cria ambulatório inclusivo para pessoas transexuais

OUÇA ESSE CONTEÚDO:


 

 

Projeto beneficiou 58 pacientes que almejam processo de transição hormonal

Com intenção de proporcionar um atendimento médico de qualidade às pessoas transexuais e travestis no processo de transição hormonal, o município de Maringá, no Norte Central do Paraná, desenvolveu o projeto Ambulatório Transexualizador. O espaço foi inaugurado em junho de 2022 e, ainda no primeiro dia, 12 atendimentos foram realizados. Ao todo, 58 pessoas foram beneficiadas.

Secretário de Saúde, Clóvis Augusto de Melo, representando o prefeito Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto Ambulatório Transexualizador.“Antes do projeto, os pacientes que precisavam de tratamento hormonal tinham que se deslocar para Curitiba, que atende todas as cidades do Estado, mas a fila de espera chegava a três anos”, explicou o Secretário de Saúde, Clóvis Melo. Mesmo sendo um projeto recente, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, sinalizou que gostaria de ampliar os atendimentos do Ambulatório Transexualizador para outras regionais do Estado. 

As consultas do espaço possuem caráter multidisciplinar, inclusivo e humanizado. São várias as especialidades ofertadas, como endocrinologia, psicologia, infectologia, ginecologia, enfermagem e assistência social. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). 

A expectativa de vida de pessoas transexuais, transgêneras e travestis é de 35 anos. Mas, com todo o suporte oferecido pelo projeto, é possível aumentar essa estimativa e garantir mais saúde para os pacientes. O custo do projeto é de R$ 40 mil, destinados para a criação do espaço.

Os bons resultados alcançados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2022. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.