Diretoria do Sindafep participa da III Semana da Conscientização Tributária

Na quarta-feira (9), o Vice-Presidente de Finanças do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Delson Abreu de Lima, participou da abertura da III Semana da Conscientização Tributária e do XXIII Seminário Paranaense de Educação Fiscal. O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do tributo para o desenvolvimento do Estado.Vice-Presidente de Finanças, Delson Abreu de Lima

“Gostaria de agradecer a oportunidade dada ao Sindafep de participar deste seminário tão importante. Sermos parceiros desse evento e poder compartilhar da importantíssima tarefa de disseminar para toda a sociedade a conscientização tributária, cada vez mais presente na vida dos cidadãos, nos traz muito orgulho e satisfação”, pontuou Delson.

Na ocasião, foi divulgado o projeto “Educação Fiscal nas Escolas”, apresentado pela Escola Fazendária (Efaz), que tem como objetivo aproximar os estudantes da educação fiscal e discutir a função do tributo, bem como o controle social dos impostos. A iniciativa faz parte do Grupo de Educação Fiscal do Paraná (GEFE-PR), uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

Secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Júnior“A conscientização de pessoas mais jovens sobre o que é o imposto, como ele é cobrado, para que se destina e qual a finalidade é de extrema importância para que crianças e adolescentes tenham acesso à cidadania fiscal, ajudando assim na sua formação e crescimento pessoal e profissional", reforçou o Secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Júnior.

Vendinha do Fisco
Criado em 2000, a Vendinha do Fisco é um projeto que trabalha conceitos de cidadania, educação fiscal, orçamento familiar e conscientização tributária. Crianças, de 6 a 12 anos, usam dinheiro fictício e figurinhas de produtos de consumo para realizar ações de conscientização e simular operações de compra e venda e a emissão da Nota Fiscal. Assim, o projeto contribui para a formação de cidadãos mais conscientes em relação ao espaço público, à gestão e ao controle social dos valores arrecadados por meio dos tributos. O Sindafep é um dos apoiadores da iniciativa.

Autoridades presentes e instituições parceiras:

• Édson Squisati, representando a Receita Estadual.
  • Jamil Abdanur, representando a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI);
  • Claudia Thomaz, representando a Receita Federal do Brasil 9ª Região;
  • Mário Brito, representando a Escola Fazendária do Paraná;
  • Cristiane Jakimiu, representando a Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná;
  • Laudelino Jochem, representando o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná;
  • Fábio Grillo, representando a Ordem dos Advogados do Brasil/Seção do Paraná;
  • Carolina Hauer, representando o Instituto de Direito Tributário do Paraná.

Veja as fotos dessa notícia