Notícias

Imagem

Educação Fiscal nas escolas ajuda a construir cidadãos mais conscientes

O Sindafep é membro atuante do Grupo de Educação Fiscal Estadual

Em 2022, 32 professores estão realizando o Curso de Capacitação para Disseminadores da Educação Fiscal. O objetivo da iniciativa é formar cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos, entender a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos e motivar os alunos para que exerçam a plena cidadania.

Você sabe o que é educação fiscal e qual a sua importância?

Os tributos estão presentes em nosso dia a dia: no salário que recebemos, nas compras que realizamos e até na própria produção da riqueza nacional. Ou seja, os impostos estão ligados em tudo que envolve a economia do nosso país. 

É importante que as escolas ensinem a Educação Fiscal para os alunos, só assim estaremos mais próximos de uma sociedade consciente e justa. O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) é membro atuante do Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE/PR), por entender a importância do tema para a formação de cidadãos conscientes em relação ao espaço público.

Desde 2017, a Educação Fiscal foi contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentada pelo Ministério da Educação. “O pagamento de tributos e sua importância na disponibilização dos serviços públicos está presente no cotidiano das pessoas. Está contemplado na Nova Base Nacional Curricular junto com a Educação Financeira, Educação para o Consumo e outros temas contemporâneos”, afirma a coordenadora do Grupo de Educação Fiscal do Paraná (GEFE/PR), Auditora Fiscal Nilce Costa Nascentes. 

Importância de oferecer um curso de capacitação para os professores:

A Auditora Fiscal Rosa Fátima dos Santos, ministrante do curso, relata como é surpreendente a iniciativa dos professores:

“Uma professora que leciona para alunos da zona rural propõe trabalhar a importância da Nota Fiscal de Produtor Rural e os recursos públicos utilizados na manutenção de estradas rurais. Em outra proposta, o professor incomodado com excesso de papel acumulado nas lixeiras, arrancados dos cadernos pelos alunos, propõe trabalhar a racionalização no descarte de folhas de caderno, o impacto financeiro do desperdício no orçamento familiar e os impostos incidentes sobre material escolar”, afirma. 

Desta maneira, a Educação Fiscal é a nossa esperança e o caminho para termos um mundo melhor. 
 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.