Notícias

Imagem

5 trocas simples para melhorar a alimentação

Só de ouvir falar em dieta muita gente fecha a cara. O termo ficou marcado por uma ideia de restrição severa na alimentação para atingir objetivos estéticos. Um termo melhor para quem quer emagrecer é “reeducação alimentar”. Com ela você pode comer bem e ainda conseguir resultados.

A reeducação alimentar é para a vida toda e não visa retirar alimentos da rotina, mas sim te ajudar a fazer melhores escolhas alimentares na maior parte do tempo. É importante ter cuidado com essa história de emagrecer rápido demais fazendo dietas radicais.

Uma reeducação alimentar deve passar por uma consulta com um profissional, de preferência um nutricionista, para que ele possa te orientar sobre como seguir essa trajetória de reeducação.

Sempre que emagrecemos muito rápido, existe o “efeito sanfona”: quem tende a perder peso muito rápido, também tende a ganhar peso muito rápido se não fizer mudanças importantes no estilo de vida. A mudança da alimentação, normalmente, precisa ser acompanhada por uma mudança de atividade física e também pela forma como você encara essas transformações todas.

Portanto, sempre que você quiser fazer uma mudança na sua alimentação, o ideal é procurar um profissional que possa te orientar da melhor forma possível para que você faça as mudanças adequadas para você e que sejam possíveis de incorporar ao seu estilo de vida. Afinal, não basta fazer uma dieta radical durante uma semana, perder 5 kg e depois voltar a ganhar tudo ou até mais.

5 trocas simples para melhorar a alimentação
A seguir, entenda como fazer boas trocas na sua alimentação sem grandes restrições, apenas com opções mais saudáveis e que dão mais saciedade. Vale lembrar que essas são recomendações gerais de boa alimentação. Para ter um direcionamento individualizado, consulte um nutricionista.

1. Processados por “comida de verdade”
Congelados são tentadores e práticos, assim como alimentos em pacotinhos. Mas preparar “comida de verdade” já vai trazer uma grande mudança para a sua alimentação. Se você tem pouco tempo para cozinhar, pode experimentar cozinhar tudo de uma vez no final de semana e congelar em pequenas porções para a semana.

2. Refinados por integrais
Pão, macarrão, arroz não são vilões da dieta como muitos pensam. Mas trocar as versões refinadas por integrais vai te oferecer mais saciedade por mais tempo.

3. Frituras por grelhados
Diminuir o óleo presente nas frituras vai reduzir drasticamente as calorias. Em vez de fritar, você pode assar, cozinhar ou até mesmo usar fritadeiras a ar.

4. Leite com achocolatado
Leite integral com achocolatado açucarado é uma bomba de calorias e de açúcar. Em vez disso, que tal experimentar leite desnatado (ou vegetal) com cacau em pó?

5. Molhos e temperos
Em vez de apostar nas versões industrializadas, você pode fazer o seu próprio tempero. Alho, tomate, cebola, orégano são boas opções para criar o seu próprio tempero natural!

 

Fonte: Doutor Jairo

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.