Notícias

Imagem

Abobrinha: descubra 14 benefícios deste legume para a saúde

A abobrinha que é consumida como um legume é na verdade um ovário inchado da flor. Na planta da abobrinha há tanto flores masculinas quanto femininas. A feminina tem o ovário que chamamos de abobrinha. Botanicamente, o ovário de uma planta que contêm as sementes é chamado de fruto. Assim, a abobrinha é um fruto colhido ainda verde. Pertence à família Cucurbitácea, assim como a melancia, o melão, o pepino e a moranga. Quando deixado na planta, o fruto desenvolve-se e amadurece. Originou-se no continente americano, do Peru até o Sul dos Estados Unidos.

Embora não tenham origem na Itália, as abobrinhas foram adotadas pelos italianos que são os responsáveis pelo desenvolvimento e difusão do consumo. A famosa “zucchini”, abobrinha em italiano, é um ícone dessa tão difundida culinária. Baixa em calorias e rica em nutrientes, é um vegetal versátil que proporciona inúmeros benefícios à saúde.

Confira 14 benefícios para a saúde da abobrinha:
1-Boa para o coração: o consumo regular de vegetais, como abobrinha, ajuda a manter o coração saudável. Ela é rica em potássio, fibras e antioxidantes, sendo baixa em colesterol, sódio e calorias. Essas características ajudam a diminuir os fatores de risco de doenças cardíacas, como colesterol alto e pressão arterial.

2-Ajuda na perda de peso: a abobrinha pode ajudar a perder peso, pois é baixa em calorias, mas rica em fibras, o que pode ajudar a mantê-lo satisfeito por mais tempo. Uma abobrinha de tamanho médio contém cerca de 33 calorias.

3-Fortalece o sistema imunológico: a abobrinha contém antioxidantes, incluindo vitaminas C e A, luteína e zeaxantina, que ajudam a melhorar a saúde do sistema imunológico e mantêm infecções e doenças afastadas.

4-Boa para o cérebro: a abobrinha é rica em vitaminas, minerais, antioxidantes, aminoácidos e ácidos graxos ômega-3 que ajudam a proteger o cérebro contra os efeitos nocivos dos radicais livres. Esses nutrientes promovem o funcionamento saudável do cérebro e reduzem o risco de acidente vascular cerebral, declínio cognitivo e doença de Alzheimer.

5-Ajuda a manter o colesterol no sangue sob controle: a abobrinha ajuda a aumentar a lipoproteína de alta densidade ou colesterol bom e reduz a lipoproteína de baixa densidade ou colesterol ruim e triglicerídeos. Este efeito no perfil lipídico diminui o risco de ataque cardíaco, hipertensão, hipercolesterolemia e acidente vascular cerebral.

6-Promove a saúde da pele e do cabelo: a abobrinha fornece várias vitaminas e minerais necessários para uma pele e cabelos saudáveis. Os antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento da pele, e o rico teor de água ajuda na hidratação da pele.

7-Protege a saúde dos olhos: incluir abobrinha em sua dieta pode ajudá-lo a combater problemas de visão, catarata e degeneração macular relacionada à idade. A abobrinha é rica em vitamina A, luteína, zeaxantina e selênio, que promovem a saúde dos olhos.

8-Apoia a saúde intestinal: a abobrinha é rica em fibras, que atua como um prebiótico que promove o crescimento de bactérias benéficas no intestino. Fortalece a imunidade intestinal, promove a digestão e previne a constipação.

9-Ajuda no controle do diabetes: a abobrinha tem um baixo índice glicêmico, o que significa que não causa picos repentinos de açúcar no sangue. Também é rica em fibras e minerais que ajudam as pessoas com diabetes a controlar seus níveis de açúcar no sangue.

10-Pode reduzir o risco de câncer: alguns estudos sugerem que a abobrinha pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, como colorretal e de mama, devido ao seu rico conteúdo antioxidante. A maioria dos estudos, no entanto, foi realizada em animais, e faltam evidências suficientes sobre o impacto da abobrinha na prevenção do câncer em humanos.

11-Melhora a saúde óssea e muscular: a abobrinha contém aminoácidos, cálcio, magnésio, fósforo e vitamina K necessários para ossos e músculos saudáveis.

12-Boa para a saúde bucal: rica em fibras, vitamina C e água, a abobrinha é ótima para as gengivas e os dentes. Ajuda a manter as cáries dentárias afastadas e fortalece as gengivas.

13-Boa para a gravidez: mulheres grávidas são aconselhadas a comer vegetais como abobrinha para apoiar a saúde delas e do bebê. A colina e o folato são particularmente essenciais para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

14-Reduz inflamações: a abobrinha ajuda a diminuir a inflamação devido às suas propriedades antioxidantes. A inflamação tem sido associada a várias doenças, como alergias, síndrome dos ovários policísticos, doenças cardíacas e câncer.

Fonte: Doutor Jairo

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.