Ponta Grossa inaugura usina que transforma resíduos orgânicos em energia elétrica

A usina poderá processar 30 toneladas de lixo por dia

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

Em 2020, o projeto Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos de Ponta Grossa-PR iniciou o processo para a separação de resíduos orgânicos do município e também para construção da Usina Termoelétrica a Biogás (UTB), a primeira no Brasil administrada pelo Poder Público. A UTB já está em funcionamento e, em sua capacidade máxima, poderá processar 30 toneladas de resíduos orgânicos por dia.

Com a usina, será gerada energia suficiente para garantir seu próprio funcionamento, além de abastecer a Unidade de Pronto Atendimento Sant’Ana, o Hospital Municipal Amadeu Puppi, o Hospital Universitário Materno Infantil e o prédio da Prefeitura Municipal. Dessa forma, a Prefeitura deve contabilizar uma economia de aproximadamente R$ 250 mil por mês.

A Usina Termoelétrica a Biogás passa a integrar o processo municipal de Gestão de resíduos sólidos urbanos de Ponta Grossa-PR, criado em 1999. Naquele ano, iniciou-se o processo de formação de associações de catadores, visando a retirada de aproximadamente 40 pessoas que trabalhavam no lixão da cidade, recolhendo material reciclável. Em 2005, firmou-se na cidade o programa de coleta seletiva de materiais recicláveis e desde então os trabalhadores passaram a fazer parte da Associação de Catadores. Atualmente, o programa beneficia em torno de 100 famílias.

As Associações são assistidas pela Prefeitura Municipal, em local adequado, coberto, com banheiros e refeitório, longe da insalubridade. Além disso, os catadores contam com acompanhamento de assistentes sociais.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).