32 professores estão recebendo formação em educação fiscal

Educadores estão encarregados de criarem projetos que serão aplicados nas escolas

Neste ano de 2022, está em andamento a capacitação em Educação Fiscal para 32 professores, lotados em 32 Núcleos Regionais de Educação no Paraná. O curso de 120 horas ocorre na modalidade EAD, sendo que, ao final da parte teórica, cada participante elaborará um projeto que será aplicado nas escolas do Estado.

Segundo Nilce Costa Nascentes, que já atuou como Diretora Administrativa do Sindafep e hoje coordena o Grupo de Educação Fiscal do Paraná, “o pagamento de tributos e sua importância na disponibilização dos serviços públicos está presente no cotidiano das pessoas. Está contemplado na Nova Base Nacional Curricular/BNCC junto com a Educação Financeira, Educação para o Consumo e outros temas contemporâneos. Daí a importância de um curso de capacitação para os professores”.

A ministrante do curso é a Auditora Fiscal Rosa Fátima dos Santos. Ela ressalta que surpreende-se com a iniciativa dos professores pois, a partir da realidade da escola e dos alunos, há propostas de trabalho prático muito interessantes. “Uma professora que leciona para alunos da zona rural está propondo trabalhar a importância da Nota Fiscal de Produtor Rural e  os recursos públicos utilizados na manutenção de estradas rurais. Em outra proposta, o professor incomodado com excesso de papel acumulado nas lixeiras, arrancados dos cadernos pelos alunos, está propondo trabalhar a racionalização no descarte de folhas de caderno, o impacto financeiro do desperdício no orçamento familiar e os impostos incidentes sobre material escolar”, conta.

O trabalho está sendo desenvolvido por meio da parceria da Secretaria de Educação/SEED com a Escola Fazendária do Paraná/EFAZ, sob a Coordenação do Auditor Fiscal também filiado ao Sindafep, Mário Sérgio da Silva Brito.

“O Sindafep é membro do Grupo de Educação Fiscal Estadual de longa data. Entende a prerrogativa do assunto, principalmente no que diz respeito à compreensão pela sociedade da importância  social que o tributo tem, para o financiamento dos serviços públicos e a importância do controle social sobre os gastos”, informa o presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes.