Notícias

Imagem

Sindafep reforça a importância dos Administradores para a sociedade

Presidente do Sindafep reafirma a importância dos profissionais, inclusive para a Receita Estadual do Paraná
Hoje se comemora no Brasil o Dia do Administrador.  A escolha do 9 de Setembro é uma homenagem à assinatura da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, responsável por regulamentar a profissão de Administrador no Brasil.

Apesar de muito importante em todos os setores, a profissão ainda tem uma história muito curta em nosso país, principalmente se comparado com os EUA. Em 1952, ano em que se iniciava o ensino de Administração no Brasil, os EUA já formavam em torno de 50 mil bacharéis, 4 mil mestres e cem doutores por ano, em Administração.

CONFIRA UMA LINHA DO TEMPO DA ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: 

O Ensino da Administração no Brasil: passou por dois momentos marcados pelo currículos mínimos aprovados em 1966 e 1993;

Surgimento e reconhecimento da profissão: O contexto para a formação do Administrador no Brasil começou a ganhar contornos mais claros na década de quarenta. A regulamentação da profissão aconteceu na metade dos anos 60, por meio da Lei nº 4.769, de 09 de setembro de 1965. Com essa Lei, o acesso ao mercado profissional seria exclusivo dos portadores de títulos expedidos pelo sistema universitário.

Cursos:  A partir da década de 60, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) passou a criar cursos de pós-graduação nas áreas de Economia, Administração Pública e de Empresas. Em meados dessa década, iniciou a oferta regular dos cursos de mestrado.

A participação da rede privada nesse processo ocorreu a partir do final dos anos 70. No início da década de 80, o sistema particular era responsável por aproximadamente 79% dos alunos.

Importância da profissão: 

Os administradores têm papel fundamental em nossa sociedade. São eles que colaboram para que todos os outros setores funcionem perfeitamente. Lidar com imprevistos, pensar em ações estratégicas, envolver pessoas e controlar diversos tipos de situações são funções que os administradores desempenham muito bem. 

Na Receita Estadual do Paraná também temos excelentes profissionais da Administração, que colaboram com o bom funcionamento da nossa entidade. Além disso, contamos com um grande parceiro no nosso Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), o Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativa. 

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Osmar de Araujo Gomes, ressalta a importância da profissão. “O nosso Sindicato agradece a todos os profissionais da Administração que se dedicam tanto na Receita Estadual do Paraná. E também a parceria com o CRA-PR, o apoio deles é fundamental o nosso prêmio”, concluiu. 

Desejamos a todos um Feliz Dia do Administrador! 

“Um grande administrador é, antes de mais nada, um mestre em administrar o tempo.” – Abílio Diniz
 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.