Sindafep reforça a importância do Setembro Amarelo para toda a população

O mês é dedicado à prevenção ao suícidio

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) promove, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo prevenir os casos de suicídios. Este ano, o tema é: “Agir salva vidas”.

Em todo o país, anualmente, mais de 13 mil pessoas tiram a própria vida. No Paraná, em 2020, a cada 10 horas uma pessoa se matou. Em todo o mundo este número é ainda mais chocante, com cerca de 1 milhão de suicídios. Essa é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, atrás apenas de acidentes de trânsito.

É importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais para conseguir auxiliar as pessoas que estão à sua volta.

Sinais comportamentais:

• Isolamento: se a pessoa deixa de ir à escola ou falta ao trabalho com regularidade;
  • Desinteresse: de repente, a pessoa deixa de fazer as atividades que gosta;
  • Alimentação: a pessoa come mais ou menos que o usual;
  • Mudança no sono: se tem insônia ou dorme demais;
  • Agressividade: no caso de jovens, às vezes a depressão se confunde com agressividade.

Infelizmente, ainda existem muitos tabus relacionados ao assunto. “Ao ajudar com ação efetiva de buscar assistência médica, você pode fazer a diferença na vida de quem está sofrendo com ideação suicida. Ainda existe muito tabu e só com informação correta conseguiremos conscientizar as pessoas de que o suicídio pode ser evitado. Precisamos informar a todos como ajudar, porque agir salva vidas”, afirmou o presidente da ABP, Antonio Geraldo da Silva, em entrevista à Agência Brasil.

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) está sempre engajado nas principais campanhas do país. Para o presidente da entidade, Osmar de Araújo Gomes, é de extrema importância apoiar ações como o Setembro Amarelo, pois desta maneira estamos apoiando e incentivando as pessoas a cuidarem da saúde mental.

“A campanha é de extrema importância. Com todos os acontecimentos e com a correria do dia a dia, deixamos de prestar atenção nos pequenos detalhes. É necessário que passemos a dar mais importância para a nossa saúde mental. Procure um médico e cuide do que você tem de mais precioso, a vida”, concluiu o presidente.

PROCURE AJUDA:

• Associação Brasileira de Psiquiatria - (21) 2199-7500 | setembroamarelo@abp.org.br;
  • Conselho Federal de Medicina - (61) 3445-5940 | imprensa@portalmedico.org.br;
  • Setor de psicologia UFPR:  (41) 3310-2614  |  centrodepsicologia@ufpr.br