Notícias

Imagem

A melhor hora para se alimentar de maneira mais saudável é agora

Mudar um hábito não precisa ser algo complicado. Comer melhor, por exemplo, é algo que você pode começar a fazer hoje mesmo

E se agora, neste exato momento, em vez de comer um doce, você for até a cozinha e comer uma fruta? É assim, com uma simples atitude, que você começa a mudar um hábito. Este é o primeiro passo para iniciar um processo cada vez mais gratificante, em que é possível perceber melhoras significativas na sua qualidade de vida.

Para se alimentar melhor, pensar no processo é uma ótima forma de chegar lá. “Como eu posso melhorar a qualidade do que como? Quais receitas ou estratégias se encaixam melhor no meu dia a dia? Não consegui me organizar esse mês, o que preciso mudar no próximo?”

Para a nutricionista Tatiane Bonde, fazer estas perguntas a você mesmo é uma grande motivação para comer melhor e de maneira mais saudável. Mas, o que é, na prática, comer melhor?

– Basicamente, consiste em saber equilibrar os nutrientes que nosso corpo necessita durante a semana. Saber que o corpo precisa de bons carboidratos para ter energia e, de preferência, sem ativar picos glicêmicos que podem desequilibrar a produção de insulina ao longo da vida. Saber inserir proteínas na alimentação para que o corpo possa manter a massa muscular (lembrando que tudo que não é osso, gordura e líquido, é músculo; coração é músculo, intestino é músculo, tudo é músculo). Estas mesmas proteínas também formam nosso sistema imunológico, nossas enzimas e cartilagens – explica Tatiane.

Se tudo isso parece muito difícil, a nutricionista garante que é mais fácil do que parece. Segundo ela, é preciso perder o medo de comer. Não ficar comendo bolachinha de água e sal com manteiga e uma saladinha achando que isso é saudável. Não. Saudável é comer.

Isto envolve repensar nosso conceito do que é prazer ao comer e, principalmente, como manter bons hábitos se encaixa em nossa rotina.

A maior parte das pessoas, principalmente nestes tempos de home office misturado com a vida pessoal, acaba não tendo tempo para preparar refeições completas e saudáveis. Porém, isto não é desculpa. Para a nutricionista, é possível se planejar para deixar coisas gostosas e variadas prontas para poder, pelo menos, se alimentar bem.

Pode ser uma salada de frutas com iogurte e castanhas, preparada com antecedência.

  • Uma bela vitamina.
  • Comprar marmitas pra garantir almoços e jantares variados.
  • Fazer uma torta no fim de semana para comer nos lanches.
  • Com planejamento e orientação, é possível comer de forma saudável e com prazer.
  • De mudança em mudança, o seu processo vai ser muito mais consistente. Vamos comer a vida toda, então por que não começar a melhorar este hábito agora?


 

 

Fonte: Mude 1 Hábito

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.