Notícias

Imagem

Esporte como aliado na prevenção de doenças

Exercícios físicos praticados de forma regular combatem obesidade, hipertensão e diabetes

Hoje em dia, um erro comum é associar o esporte exclusivamente aos benefícios estéticos. Independente da modalidade, ele previne e também trata diversas doenças, quando combinado ao tratamento recomendado pelo médico especialista. Mas, para chegar a esse resultado, é fundamental que qualquer atividade física seja acompanhada por um profissional da educação física e realizada de maneira regular e consciente, sempre respeitando os limites do corpo.

Entre as doenças que podem ser prevenidas, o destaque é para as cardiovasculares, uma das principais causas de morte no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde1, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorrendo óbito em 30% desses casos. Estima-se que até 2040 haverá aumento de até 250% dessas ocorrências no país.

Outras doenças com grande incidência no país acometem pessoas com idade acima dos 18 anos, como hipertensão (24,5% dos brasileiros), obesidade (20%) e diabetes (7%), segundo a pesquisa Vigitel 20192 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde.

Porém, é preciso vencer o sedentarismo típico da sociedade moderna. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)3, 40,3% dos brasileiros acima dos 18 anos não praticaram atividade física ou praticam por menos do que 150 minutos por semana.

Cada pequena ação já contribui contra o sedentarismo. Basta tirar um tempinho na agenda para jogar uma bola com amigos, fazer academia, caminhar, correr, pedalar ou nadar, por exemplo. O importante é não ficar parado.

6 doenças que podem ser evitadas e tratadas com o esporte

Obesidade: a atividade física regular reduz os níveis de gordura corporal e ainda aumenta o gasto calórico durante e pós-exercício.

Diabetes: praticar exercícios melhora os níveis de glicemia (açúcar no sangue) e auxilia na redução de gordura corporal.

Hipertensão: pode ser prevenida ou controlada, pois a prática esportiva ajuda a manter a boa circulação nos vasos sanguíneos.

Colesterol alto: exercícios físicos regulares ajudam a elevar o HDL, que é considerado “benigno” por remover o colesterol das artérias, além de reduzir os níveis de triglicerídeos.

Insônia: o exercício vai elevar o cansaço físico e exigir maior tempo de repouso para se recuperar. Com isso, a qualidade do sono melhora consideravelmente.

Osteoporose: os exercícios ajudam na formação de massa óssea e favorecem a fixação do cálcio, extremamente importante na prevenção dessa doença. Além disso, evita a perda óssea causada pelo envelhecimento.

Fonte: R7

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.