Projeto leva internet para famílias em situação de vulnerabilidade social

O projeto Nova Aurora Digital, já atendeu mais de 1.000 famílias da cidade

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

O projeto Nova Aurora Digital deu seus primeiros passos em 2005, quando o acesso à internet na cidade ainda era precário, mas a demanda por inclusão digital entre a  população era grande. Para resolver esse problema, o Departamento de Informática do município investiu na implantação de uma rede de fibra óptica na cidade, ligando os equipamentos urbanos e prédios públicos de Nova Aurora, criando assim os telecentros, espaços que forneciam, além de internet gratuita, equipamentos de informática à disposição da população.

Cinco anos depois, em 2010, os telecentros evoluíram e a cidade passou a oferecer também sinal de internet nas casas das famílias que não tinham condições de pagar por um provedor particular de internet. Desde então, o projeto já atendeu mais de 1.000 famílias da cidade.

O sinal de internet também ajudou na modernização da segurança da cidade. Um sistema de monitoramento com câmeras de segurança foi instalado nos prédios públicos e praças de Nova Aurora. Outro setor que avançou foi a transparência na administração pública, que passou a contar com um Diário Oficial digital em todos os setores do governo, garantindo o acesso das informações oficiais para todos os cidadãos de Nova Aurora e o aumento de arrecadação por meio de uma maior adesão no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certifcado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).