Notícias

Imagem

Sindafep reforça a importância do Agosto Azul para todos os homens

No Paraná, o mês de agosto é dedicado a ações preventivas a saúde do homem 

Em 2012, o Agosto Azul foi instituído por lei e, desde então, o governo do Paraná realiza ações durante todo o mês para mobilizar a população masculina. Em sua 9ª edição, a campanha tem como tema “Homem, torne a sua vida melhor! Cuide da sua Saúde”.

É fato que cuidar da saúde ainda é um tabu para grande parte dos homens. Desde a infância, eles são acostumados a ouvir frases como: “homem de verdade não chora” e “ir ao médico é frescura”, como se isso fosse um sinal de fragilidade, o que não passa de um grande equívoco. Mas, por conta deste tipo de situação, muitos homens deixam de dar a devida atenção à sua saúde. 

Segundo o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), de 2016 a 2020, houve um aumento na procura do médico pelo homem de 49,9% – o salto foi de 425 milhões de atendimentos para 637 milhões. Ainda assim, o número é baixo em relação ao de mulheres que vão às consultas.

Surge deste problema, a necessidade de serem realizadas campanhas que incentivem os homens a cuidarem mais da sua saúde.  Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, é preocupante o fato de que eles só procuram um médico quando a doença já está em fase crítica, trazendo consequências negativas. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mantém várias ações que têm como base a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. São elas:

Acesso e acolhimento, organizando espaços e ações de saúde inclusivas a este público; 
Saúde sexual e reprodutiva, respeitando e aceitando os direitos individuais;
Paternidade e cuidado, destacando os benefícios do envolvimento ativo dos homens em todas as fases da gestação e nas ações de cuidado dos filhos;
Doenças prevalentes na população masculina, fortalecendo a assistência básica;
Prevenção de violências e acidentes.

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) está sempre engajado com esta e outras causas que prezam pela saúde e bem estar dos Auditores Fiscais, bem como de toda a sociedade.

Para o presidente da entidade, Osmar de Araújo Gomes, é de extrema importância apoiar ações como o Agosto Azul, pois desta maneira estamos apoiando e incentivando que os homens cuidem da sua saúde.

“A campanha vem reforçar a necessidade de o homem deixar para trás todos os tipos de preconceitos, a vergonha e começar a se cuidar. É preciso tratar da doença quando ela está no início, pois além de diminuir custos, as chances de cura são maiores”, analisa o presidente da Sindafep. 
 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.