Sindafep ressalta a importância dos avós em matéria especial

Em comemoração ao Dia dos Avós, convidamos os filiados para compartilharem suas histórias conosco

Você sabia que hoje é comemorado o dia dos avós? O dia 26 de julho foi escolhido para homenagear Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. O objetivo deste dia é lembrar e homenagear aqueles que são tão importantes para as famílias e principalmente para os netos e que sempre possuem uma palavra amiga, um conselho, um abraço apertado e muitas histórias divertidas para compartilhar.

Se você teve o prazer de conviver com seus avós, sabe do que estamos falando. Avó e avô são considerados “pais com açúcar", têm fama de mimar e deixar os seus netos fazerem tudo que querem, principalmente comer um docinho na hora errada ou dormir até mais tarde. Mas a verdade é que eles têm grande responsabilidade na educação e na formação das crianças, são exemplos para seus filhos e sinônimo de sabedoria para toda a família.

Além das responsabilidades que ajudar a criar um neto traz, os avós se tornam “crianças grandes” quando estão juntos de seus netos e voltam no tempo através das brincadeiras, das músicas e dos ensinamentos. E é nossa responsabilidade, enquanto filhos e netos, cuidarmos e respeitarmos os nossos avós.

E para fazer uma homenagem a eles, o Sindafep conversou com uma vovó e um vovô sobre a importância de estar presente na vida dos netos. Os entrevistados são o Auditor Fiscal aposentado Acir Esturaro, de 63 anos e que é avô do Bernardo, de 1 ano e 10 meses. E com a pensionista Roseles Bittencourt que tem cinco netos.

Vovô de primeira viagem

Vovó Gilda, Bernardo e vovô Acir EsturaroAcir Esturaro é avô de primeira viagem. Seu neto Bernardo Esturaro ainda vai completar 2 anos de vida. Mesmo sendo avô há pouco tempo, Acir conta que está amando a experiência e que Bernardo, apesar da pouca idade, já se comunica muito bem. “Ele está falando mais que o homem da cobra e além de falar, ele anda muito bem. Você precisa ver que graça”, conta orgulhoso. Para ele, ser avô é maravilhoso. “É uma sensação indescritível, porque Deus faz tudo na hora certa.  Nós sentimos uma carência, uma necessidade de dar carinho e os filhos já estão todos grandes e cuidando da própria vida. Por isso, os netos são os filhos com mel, a educação fica por conta dos pais e nós só estragamos”, finaliza rindo.

Depois de 33 anos trabalhando, Esturaro conta que voltou a ser criança, que adora brincar com o neto e que tudo vira diversão, mas que ser avô também tem suas responsabilidades. “É preciso dar amor, brincar, mimar, mas é preciso saber dosar. É preciso ter responsabilidade para ajudar a educar, principalmente no mundo em que vivemos hoje”, conclui.

Ser avó é retornar a infância

Roseles Bittencourt tem uma família grande e muito unida, e sempre que podem se reúnem para almoçar e comemorar datas importantes. Ao todo são duas filhas, cinco netos e quatro bisnetos.

Para ela, ser avó é voltar ao passado, no tempo em que era criança. “Ser avó é retornar para a infância, é como se estivéssemos em uma viagem longa e com surpresas todos os dias, a criança te proporciona esses momentos. Eu brinquei muito com meus netos e na mesma medida que nós nos doamos para eles, também recebemos muitas coisas em troca, como bondade, alegria e carinho”, diz.

Enquanto contava sobre como é ser avó, Roseles se recordou das brincadeiras que tinha com o seu avô e de como ele foi importante em sua vida. “Eu morava onde agora é o Hospital da Cruz Vermelha e lá tinha um terreno imenso com uma casa antiga. Meu avô brincava muito comigo. Lá tinha um pé de laranjeira e nós jogavamos as laranjas nele e ele rebatia com a bengala. Eu achava fantástico”, relembra. Rui Cesar e a Vovó Roseles

Outra história que ela gosta de contar é de quando resolveu voltar a estudar e seus netos ficaram impressionados com a atitude dela. “Eu voltei para faculdade, fiz jornalismo e meus netos ficaram encantados quando viram que depois de tantos anos fora da escola, eu passei em cinco vestibulares. Isso me possibilitou uma maior convivência com eles”, finaliza.

Tem alguma história legal com os netos ou sobre seus avôs e avós? Escreve para gente nos comentários aqui do site! O Sindafep deseja a todos os filiados e amigos um feliz dia dos avós!