Notícias

Imagem

Tomazina melhora qualidade de vida e combate êxodo rural

Fomento Café beneficia as produtoras de grãos especiais, aumentando a renda e autoestima das participantes

OUÇA ESSE CONTEÚDO:




Grande parte dos municípios de pequeno porte do Paraná tem suas economias fundamentadas na agricultura, uma das únicas opções de trabalho para a população. O êxodo rural, principal problema enfrentado pelas cidades do interior, prejudica drasticamente o cenário econômico local e a vida da população. Por isso, encontrar maneiras de garantir que as próximas gerações continuem no interior é fundamental para essas cidades.

Prefeito de Tomazina, Flávio Xavier de Lima Zanrosso, foi contemplado com o Troféu PGP-PR pelo projeto Fomento CaféFoi pensando nisso que o município de Tomazina, no Norte Pioneiro, desenvolveu o projeto Fomento Café. A produção de café especial, de grãos selecionados, possibilita aos agricultores a busca por novos mercados, uma vez que o valor chega a ser o dobro do pago pelos grãos comuns. A gestão municipal enxergou a necessidade da manutenção da família no campo, evitando êxodo rural e incentivando os produtores com a possibilidade de aumentarem suas rendas.

Na produção do café especial, os grãos passam por uma padronização na peneira e os que apresentam defeitos são eliminados. Segundo o Governo do Paraná, diferente do café comum, que custa em média cerca de R$ 400 a saca, o especial chega a ser vendido por até R$ 1,5 mil, um aumento significativo na renda das participantes do Fomento Café.

O projeto tem como destaque a Associação das Mulheres do Café Matão, especializada em cafés especiais. Muitas participantes já atuavam em pequenas lavouras, mas o projeto possibilitou a complementação da renda da família, oferecendo um olhar diferente sobre a produção, além de fomentar o intraempreendedorismo e a inovação dentro do próprio trabalho.

Sendo assim, as condições de vida das famílias envolvidas melhoraram significativamente, resultando no progresso econômico para o município, que tem realizado uma série de investimentos e capacitações técnicas dos produtores. Outro feito foi a exportação de sacas de café especial para diversos lugares, inclusive para a Austrália, do outro lado do mundo.

O Fomento Café tem sido fundamental não apenas na questão econômica, mas na autoestima dos participantes e no avanço social de maneira concreta, possibilitando a permanência no campo com qualidade de vida e oportunidades. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.