Painel discute a importância de concursos de redação como incentivo à educação fiscal

Evento integra o Seminário Nacional de Educação Fiscal, que aconteceu nos dias 21 e 22 de junho

A Auditora Fiscal da Receita Estadual e filiada do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Paraná (Sindafep), Rosa Fátima dos Santos, participou nesta terça-feira, 22 de junho, do Seminário Nacional de Educação Fiscal com o painel “Concurso de Redação em Cidadania Fiscal”. O evento integrou a programação deste e de outros dois seminários apoiados pelo sindicato, sendo eles o XXII Seminário Paranaense de Educação Fiscal e o IV Seminário de Educação Fiscal de Goioerê.

Os concursos de redação buscam promover junto à comunidade escolar temas relacionados à cidadania fiscal e ao controle social dos gastos públicos. Durante o painel, foi lançado o Concurso Regional de Educação Fiscal, promovido pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Goioerê em parceria com diversas entidades. O tema do concurso é “Educação Fiscal e Assuntos Correlatos”, podendo participar alunos do ensino fundamental, médio, superior e de Educação de Jovens e Adultos.

Além de Rosa, integram a mesa a coordenadora do Polo EaD da UniCesumar de Goioerê, Jaqueline Hilgert Pacheco, e a participante do NRE/Goioerê, Rosemary de Oliveira Turkiewicz. O painel foi transmitido pelo canal do Youtube Amigos do Mudi.

Saiba mais sobre os seminários clicando aqui.

ABERTURA DOS SEMINÁRIOS

Os seminários tiveram início nesta segunda (21), com a mesa de abertura e motivação “A Educação Fiscal no Contexto Social”, comandada pela Auditora Fiscal e integrante do Grupo de Trabalho de Educação Fiscal, Nilce Nascentes.

Rosa representou o presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes, na abertura do seminário. “É um prazer o sindicato estar participando deste evento. Nós sempre procuramos ser parceiros de eventos de educação fiscal no Paraná por entendermos a sua importância para o exercício da cidadania fiscal”, ressaltou a Auditora Fiscal.

Auditora Fiscal Rosa Fátima dos Santos durante a abertura dos seminários

O Sindafep é um grande incentivador da educação fiscal no Paraná. Nos anos 2000 foi pioneiro na criação da “Vendinha do Fisco”, em que crianças aprendem conceitos como orçamento público, o que é imposto, seu recolhimento e como ele é utilizado. A entidade também é apoiadora de Observatórios Sociais, entre eles Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

As iniciativas de educação fiscal são o primeiro passo para termos uma sociedade mais consciente sobre a importância dos tributos e sua função social, a fiscalização dos gastos dos gestores públicos para ver se os recursos estão sendo aplicados em serviços para a população, e também sobre a necessidade de planejamento dos gastos pessoais, evitando o endividamento e, por consequência, problemas financeiros.