Sindafep celebra Dia do Funcionário Público Aposentado com matéria especial

Data é uma homenagem para aqueles que tanto trabalharam e que hoje desfrutam do merecido descanso

Nesta quinta-feira, 17 de junho, é celebrado o Dia do Funcionário Público Aposentado, data escolhida para homenagear aqueles que tanto trabalharam por um país cada vez melhor. Os funcionários dos Correios foram os primeiros no Brasil a terem o benefício, em 1888. Já a Previdência Social surgiu em 1923, sendo que a nossa atual Constituição Federal garantiu que esse direito fosse estendido para todos os trabalhadores.

Os funcionários públicos são essenciais para que o Estado possa funcionar e oferecer à população serviços indispensáveis. Seja a auditoria fiscal, os profissionais da saúde e da educação ou qualquer outra área: cada servidor é essencial. E é claro que depois de uma vida dedicada a servir o público, nada mais merecido que a aposentadoria para poder iniciar novas jornadas, como praticar um esporte, abrir o próprio negócio, curtir os netos ou até mesmo viajar.

Ely do Carmo Gomes se aposentou em março deste ano É o caso da Auditora Fiscal Ely do Carmo Oliveira Gomes, filiada ao Sindafep e que se aposentou em março de 2021. Ela tem o sonho de morar em João Pessoa, mas a pandemia atrasou esse plano. “Nas minhas férias de 2014 passei uma semana lá e me apaixonei pelo lugar, que é lindo demais”, conta Ely. Em seu último cargo antes de se aposentar, ela atuou no Setor de Comércio Exterior da Inspetoria Geral de Fiscalização, deixando como legado o Sistema de Desembaraço Eletrônico de Importação (DEIM). Sua motivação para aposentadoria “foi a sensação de dever cumprido na jornada pela Receita Estadual.”

Ely e o marido em seu apartamento em João Pessoa

Ela também deixa um recado para os colegas: “a humanidade está passando por um momento crítico, onde devemos nos cuidar e manter o distanciamento físico para evitar o contágio. Cuidem-se todos para mais tarde nos encontrarmos para celebrarmos a vida”. Desde que se aposentou, ela tem se dedicado à leitura da jornada de Daisaku Ikeda, sobre o Budismo do Sol. Por fim, Ely compartilha o poema “Navegue”, que pode ser conferido clicando aqui.

Além da academia, Sérgio também faz pilates e tem o auxílio de uma personal trainerO Auditor Fiscal aposentado Sérgio Evaristo Machado também teve que adiar alguns planos devido ao coronavírus. “A minha ideia era descansar, fazer algumas viagens. Contudo, quando eu ia começar a planejar, veio a pandemia. Planejar algo agora é um tiro no escuro”, afirma. Entretanto, se por um lado as viagens tiveram que esperar, de outro a culinária tem sido cada vez mais presente na vida de Sérgio. “Eu já cozinhava um pouco, então com a pandemia tenho comido sempre em casa. Uma das coisas que eu não sabia e aprendi a fazer é pão. Agora não preciso mais comprar pão na padaria”, ressalta.

Com a impossibilidade de viajar, Sérgio tem desenvolvido seus dotes culinários“Hoje eu tenho mais tempo, um horário flexível. Posso me programar para ir para a academia, fazer caminhada, porque antes quando eu estava na ativa não sobrava muito tempo”, fala Sérgio, sobre as vantagens da aposentadoria. “Eu penso em fazer algo voluntário, beneficente. Também tenho lido mais, que é uma coisa que gosto bastante de fazer”, finaliza o Auditor Fiscal.

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) tem em sua base de filiados um grande número de aposentados, que durante anos a fio construíram uma instituição sólida e que garantiram ao Fisco paranaense lugar de destaque em todo o Brasil. A nossa entidade é fruto do trabalho realizado nos últimos 60 anos, quando foi fundado, em 1958, o Centro de Assistência aos Funcionários de Rendas do Estado do Paraná, que anos mais tarde viria a ser o Sindafep.

Infelizmente, a pandemia da Covid-19 tem nos tirado as oportunidades de nos encontrarmos pessoalmente, rever os amigos e matar a saudade uns dos outros. Encontro dos Fiscais Aposentados (EFA), Tertúlia, Expoarte, Expofoto, Fiscalíadas, reuniões mensais de aposentados, todos esses projetos tiveram que ser cancelados no ano passado devido ao coronavírus.

Mas se por um lado a pandemia tirou a nossa presença física, de outro ela mostrou a importância da união nos momentos difíceis.

Assim, neste 17 de junho, o Sindafep parabeniza todos os nossos filiados aposentados, seja Auditor Fiscal, pensionista ou familiares. Esperamos que com a vacinação logo seja possível nos encontrarmos presencialmente e, assim, retomar nossos projetos voltados aos nossos aposentados.

O vice-presidente de Aposentados e Pensionistas do Sindafep, Raul Wellner Filho, preparou uma mensagem especial para os nossos filiados aposentados.

“Hoje o Sindafep vem homenagear quem durante muito tempo lutou por si e pelos seus, produzindo e consumindo, participando ativamente da vida econômica e social do Estado do Paraná. Envelhecer faz parte da vida, mas o grande mérito é viver todas as situações com dignidade e comemorar sempre com muita alegria e entusiasmo!

Neste 17 de junho, quando comemoramos o Dia do Funcionário Público Aposentado, é dia de falar dos amigos, dos companheiros de todas as batalhas, dos cúmplices de muitos sonhos, de quem ficou pelo caminho e de quem deixamos pela estrada.

Aposentado é quem merece olhar com tranquilidade tudo o que ajudou a construir ao longo da vida! Então, vamos comemorar e provar que ainda há muita vida e força para lutar pela garantia das conquistas e alegria para compartilhar com as novas gerações a experiência e a memória dos anos passados!”