Notícias

Imagem

Sindafep participa de evento sobre inovação digital e educação fiscal nesta quinta (20)

Encontro acontece nos dias 20 e 21 de maio e terá o vice-presidente Sindical da entidade como um dos expositores

A Escola Fazendária do Paraná (Efaz), com o apoio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), promove nos dias 20 e 21 de maio o “Encontro de Inovação Digital: Caminhos para a Educação Fiscal”. O vice-presidente Sindical da entidade, Carlos Alberto Stadler, será um dos expositores do evento e irá falar sobre o papel dos sindicatos na promoção da educação fiscal.

O evento é inédito em todo o Brasil e conta com a participação de Auditores Fiscais, professores e especialistas em diversas áreas. Entre os temas que serão abordados estão o uso de jogos na educação fiscal, design thinking (abordagem que visa solucionar, de forma colaborativa, possíveis problemas que podem ser apontados pelo consumidor final), cursos voltados à área, além da pandemia do coronavírus e como as práticas de educação fiscal tem se desenvolvido neste período.

De acordo com o coordenador da Efaz e filiado do Sindafep, Mário Brito, o objetivo do encontro é realizar uma troca de experiências das atividades desenvolvidas em todo o Brasil. “A ideia é que nós possamos fomentar a colaboração entre os estados para que possamos, através desta troca, aprender com as experiências de cada local, utilizar projetos aplicados em outros estados e também compartilhar nossas ideias, em benefício da sociedade”, explica.

Para Stadler, o evento é uma oportunidade de aprofundar a participação do Sindafep nas iniciativas de educação fiscal no Paraná. “O nosso sindicato foi pioneiro com a criação da Vendinha do Fisco, que está presente em todas as Delegacias Regionais da Receita Estadual. Uma brincadeira criada para os filhos dos Auditores Fiscais nos anos 2000 e que hoje ensina alunos de todo o Paraná sobre orçamento público, o que é imposto, seu recolhimento e como ele é utilizado”, lembra Stadler.

A vice-presidente Administrativa do Sindafep na gestão 2017-2019, Nilce Nascentes de Oliveira, é responsável pela Coordenação da Educação Fiscal da Efaz e é também uma das coordenadoras do evento.

Educação Fiscal

A educação fiscal tem duas premissas principais. A primeira é de que as pessoas se conscientizem da função social do tributo. É com ele que o Estado pode oferecer serviços públicos de qualidade como saúde, educação e segurança, por exemplo. A segunda é de que as pessoas devem fazer a fiscalização dos gastos públicos, mantendo-se atentos a destinação que é dada pelo governo.

“Num país como o Brasil, onde o sistema tributário é complexo e há um emaranhado de normas, disseminar a educação fiscal é essencial”, afirma o secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Júnior. “A população em geral tem sérias dificuldades para compreender o que paga de tributos e onde são aplicados os recursos”, comenta. Sobre a questão tributária, o secretário concedeu uma entrevista exclusiva ao Sindafep, que pode ser conferida aqui.

Inscrições

O encontro é gratuito e aberto para toda a comunidade por meio de transmissão on-line pelo canal do Youtube da Efaz (links de cada turno abaixo). Para receber o certificado de participação, os interessados devem fazer sua inscrição pelo site do evento (www.inovacaodigital.pr.gov.br) ou clicar aqui para ser redirecionado para o formulário.

Durante a transmissão, em cada turno será disponibilizado, via chat do Youtube, um link para confirmar a presença. A certificação será emitida por turno. Caso a pessoa tenha participado efetivamente de todo o evento, receberá três certificados (manhã e tarde do dia 20, e manhã do dia 21).

Programação

A apresentação “Importância dos Sindicatos Estaduais no fortalecimento da Educação Fiscal”, que será proferida por Carlos Alberto Stadler, acontece no dia 20, às 17 horas. Para ver a programação completa do encontro e os temas que serão discutidos, clique aqui.

Serviço - Encontro de Inovação Digital: Caminhos para a Educação Fiscal

Quando: 20 e 21 de maio
Horário: dia 20 - das 9 às 12h e das 13h30 às 17h50
               dia 21 - das 8h30 às 12h
Onde: canal do Youtube da Efaz
Links: 20/5 (manhã): https://youtu.be/u47D5rIdo2k
           20/5 (tarde): https://youtu.be/O4K7xSyGeQs
           21/5 (manhã): https://youtu.be/gJ0qsTwrcSc

Com informações da AEN

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.