Abrace Curitiba: CMC lança campanha para doação de cestas básicas

Meta é arrecadar 7 toneladas de alimentos, além de itens de higiene. Doações serão feitas em parceria com a FAS

A campanha Abrace Curitiba foi lançada oficialmente na sessão plenária desta quarta-feira (14). Idealizada por servidores do Legislativo, com o apoio institucional da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a iniciativa de Responsabilidade Social pretende arrecadar mil cestas básicas, formadas por 17 itens alimentares, além de produtos de higiene pessoal, a famílias em situação de vulnerabilidade social.

O desafio inicial da campanha, de arrecadar mil cestas básicas, equivale a cerca de 7 toneladas de alimentos. A proposta é adquirir os produtos de mercados de bairro, para estimular a economia local. Além de servidores ativos, inativos e vereadores, todos podem somar forças (saiba aqui como participar).

“A campanha está sendo considerada hoje a maior iniciativa de arrecadação de alimentos para a cidade de Curitiba”, disse Ubiratan da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (SindiCâmara). Também integram o comitê organizador os servidores Hamilton Junior e Rodrigo Ishisato, da Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC), e o diretor de Comunicação, Filipi Oliveira, responsável pela ideia.

“O público-alvo serão as pessoas que já estão cadastradas nos Cras [Centros de Referência da Assistência Social]. São pessoas que não fazem parte do CAD Único, mas que têm procurando os Cras. São profissionais liberais, que não usavam os serviços, cestas, auxílios. O trabalhador informal que está com os recursos no final, muitas vezes auxiliado pela família, amigos”, explicou Ubiratan da Silva, citando a crise gerada pela pandemia.

O presidente do SindiCâmara pediu que os vereadores ajudem na mobilização da campanha, junto a suas bases e em suas redes sociais. A cada 50 cestas básicas, a Fundação de Ação Social (FAS) fará a retirada das doações. De acordo com ele, a Tesouraria do sindicato prestará contas diariamente dos valores arrecadados. “Foi um pedido do presidente Tico Kuzma [Pros] que todos os atos sejam extremamente claros, para que a sociedade veja o que está acontecendo.”

A ideia, acrescentou Ubiratan da Silva, é que a iniciativa seja permanente. A proposta é impulsionar as arrecadações para a campanha do agasalho, por exemplo. No segundo semestre, incentivar a doação de sangue e de medula óssea. “A Câmara de Curitiba sai à frente com esta ação. A Câmara não parou e não fechou durante este processo [pandemia], sem seus servidores”, pontuou. “Tenho certeza que esta campanha será um sucesso e muitas pessoas serão atendidas, e muito bem atendidas.”

“Fio invisível”

“É uma honra para mim integrar esta campanha de solidariedade, de humanidade, principalmente neste momento de pandemia”, afirmou o diretor de Comunicação do Legislativo, Filipi Oliveira. “Estamos todos conectados por um fio invisível e este fio pode salvar vidas. Este é o mote da nossa campanha.”

“A mobilização surgiu dos funcionários da Câmara de Curitiba, mas todos podem participar. O PIX já está definido, no CNPJ 17059586000162 [do SindiCâmara]. Quem desejar, pode enviar o comprovante para o e-mail sindicamaracuritiba@gmail.com”, explicou. Os servidores da CMC têm a opção de solicitar o desconto em folha.

Fiipi Oliveira apresentou a identidade visual da iniciativa, desenvolvida pela equipe da Diretoria de Comunicação: “Esta prática de responsabilidade lançada hoje mostra que todos estamos preocupados e, mais do que isso, vivendo a vida com propósito. E não há lugar melhor para a divulgação da campanha Abrace Curitiba do que as mídias sociais”.

“Com o apoio deste Legislativo, inclusive definido na última reunião do Colégio de Líderes, na semana passada, vamos publicar o conteúdo em nossas mídias sociais, e aí convido todos vocês, vereadores e vereadoras, servidores e servidoras, e também todo o público que nos assiste aqui, que se engajem da maneira da puderem”, propôs o diretor. “Fazendo doações, indicado pessoas e empresas que façam doações, compartilhando com familiares, com amigos, com colegas de trabalho, amigos, com suas redes de relacionamento, suas redes de networking.”

Ele adiantou que somente entre a idealização e o lançamento oficial da campanha já foram arrecadados recursos para a compra de 50 cestas, 20 delas doadas pelo SindiCâmara e 15 pelo instituto criado pela família do vereador Jairo Marcelino, falecido em outubro do ano passado em decorrência da Covid-19. O processo, reforçou Filipi Oliveira, terá toda a transparência, “com a garantia que todo o dinheiro arrecado, 100%, será doado a quem mais precisa”.

O presidente da Casa, Tico Kuzma, parabenizou os servidores pela organização de “uma campanha para a cidade toda”. Ele agradeceu à família de Jairo Marcelino e pediu que os vereadores ajudem a replicar a iniciativa: “Muitas pessoas querem ajudar e não sabem como”. “Aqui hoje, mais do que nunca, estamos todos abraçando Curitiba”, finalizou.

Como doar

Qualquer pessoa pode doar a quantia que desejar. Basta fazer um PIX para a chave CNPJ 17059586000162 e enviar o comprovante para o e-mail sindicamaracuritiba@gmail.com. Os alimentos serão distribuídos pela FAS.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba