ÁREA RESTRITA
ENTIDADE
DESTAQUE
SERVIÇOS
COMUNICAÇÃO
 
22/11/2010
 
ENTREVISTA - Presidente eleito para a gestão 2011-2013 do SINDAFEP, AGENOR CARVALHO DIAS

“Entendemos que a vida no Sindafep não compreende apenas a questão sindical, mas também o direito ao lazer.”

Com carreira sindical desde 1988, Agenor Carvalho Dias, atualmente na vice-presidência de finanças do SINDAFEP, foi eleito presidente da entidade nas eleições realizadas no dia 20 de setembro para os cargos de diretoria do Sindicato. O auditor fiscal exerceu cargo de conselheiro no processo de união da parte sindical com a associativa da então Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Paraná (AFFEP). Também foi conselheiro na gestão de José Carlos de Carvalho. Agora, com o desafio de liderar a diretoria do SINDAFEP, Agenor se mostra confiante. Em entrevista ao NOTIFISCO, o presidente eleito fala de suas expectativas e dos projetos que a nova gestão planeja.

 

NOTIFISCO - Quais as principais metas que a nova gestão planeja para os próximos anos?

Agenor Carvalho Dias - As nossas principais metas para a nova gestão continuam sendo as mesmas que vinham sendo desenvolvidas: a busca da valorização do auditor fiscal, a busca pelo reconhecimento da importância do auditor fiscal na estrutura do Estado e também da importância de seu trabalho para a sociedade como um todo.

NOTIFISCO - Em setembro, a categoria ganhou uma batalha histórica com a aprovação da Lei de Reestruturação da Carreira dos Auditores Fiscais. O que a nova gestão vê como luta daqui para frente para atingir os anseios dos auditores?

Agenor - A nova lei, apesar de aprovada, ainda não está implantada. Tudo o que está relacionado aos interesses dos auditores, que está na relação do auditor com o Estado, não acontece com facilidade. A própria lei teve um processo longo, estamos há três anos trabalhando com ela, e em todas as fases tivemos dificuldades: primeiro, o convencimento do governo para que aceitasse a revisão da lei; depois a revisão feita pela comissão nomeada, da qual o SINDAFEP participou ativamente; em seguida, veio a remessa do executivo para a Assembleia Legislativa; fruto de um trabalho intenso de toda a categoria, a aprovação dentro da assembleia; a sanção e publicação da lei e por último a efetiva implementação. Sem a implementação, sem o aspecto financeiro, a lei não está completa e essa fase só termina em meados de abril de 2011, se cumprida totalmente. Então a nossa primeira luta agora é pela efetiva implementação da LC 131/2010.

NOTIFISCO - Há uma falta de conhecimento do contribuinte em relação a importância do auditor. Como a nova gestão pretende lidar com essa questão?

Agenor - Na atual gestão, nós temos tentado modificar isso com as campanhas institucionais e devemos continuar com esse planejamento para levar à população em geral o que é o trabalho do auditor fiscal. Nosso trabalho compreende vários aspectos, que têm efetiva importância para a sociedade. O auditor fiscal é aquele que possibilita ao Estado obter os recursos que são necessários para atender às demandas da população. Nossa grande busca é levar essa mensagem para a sociedade, de que a população tem que ter no auditor fiscal um aliado seu dentro desse processo social.

NOTIFISCO - O SINDAFEP, além dos objetivos de defender o interesse do auditor fiscal, também possibilita a interação entre seus filiados. Como fazer para que eles se integrem mais?

Agenor - A nossa visão de sindicato é que ele é fruto da união entre a parte sindical e a representação associativa. Então nós temos um empenho muito forte nessas duas áreas. Nós somos uma continuação de gestões que trabalharam a visão política e estrutural no SINDAFEP. Devemos continuar incentivando a questão associativa, primeiro com a recuperação da parte patrimonial do SINDAFEP, que engloba a nossa colônia e o hotel, deixando-os em condições de uso pela família fiscal, e incentivar efetivamente a participação dos auditores e seus familiares não só nas Fiscalíadas e no EFA, mas também retomar as Mini Fiscalíadas, que eram feitas há alguns anos atrás, mas por um motivo ou outro foram abandonadas.
Nós pretendemos ter uma parte associativa forte, aumentar a participação dos filiados dentro das regionais, com o fortalecimento delas, porque entendemos que a vida no SINDAFEP não compreende apenas a questão sindical, mas também o direito ao lazer, o direito às pessoas se divertirem e de terem uma participação ativa dentro do Sindicato.

NOTIFISCO - Qual a sua avaliação sobre o resultado das eleições, levando em conta a participação dos filiados e a votação?

Agenor - O resultado expressa uma manifestação de aprovação do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Diretoria Executiva da atual gestão, e essa manifestação se deu pelo comparecimento maciço nas eleições e que culminou com a eleição da nossa chapa. Embora tivéssemos apenas uma chapa concorrendo, o comparecimento acabou sendo representativo, porque tivemos somente 15% a menos de comparecimento em comparação com a eleição anterior, quando tivemos três chapas. Isso significa que a classe veio dar um apoio a atual política exercida pela direção do SINDAFEP e um voto de confiança na gestão que se inicia.

 

 
 
SINDAFEP - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná

Produzido por CG Studio Art - Comunicação e Design