Notícias

Imagem

Cirurgia Refrativa, será que eu posso fazer?

A cirurgia refrativa é um método que utiliza laser para aplicação na córnea e realiza os tratamentos dos erros refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Com novas tecnologias, é possível tratar também a presbiopia.
 
Para quem a cirurgia refrativa é indicada? 
Para pessoas que fazem o uso de óculos e/ou lentes de contato que estejam procurando a independência de lentes corretivas. A maioria dos pacientes que procuram as cirurgias refrativas buscam a correção do grau (miopia, hipermetropia, astigmatismo e/ou presbiopia), pois estão cansadas do uso de óculos/lente e as restrições que os seus usos ocasionam. 

Como é a cirurgia?
O procedimento é realizado por meio de aplicação do laser, esculpindo a córnea de maneira que trata o grau. É um tratamento muito rápido, o nosso laser trata 1 grau a cada 2 segundos. Todo o procedimento é indolor, e a anestesia é somente com gotas de colírio. 

Atualmente, as técnicas mais avançadas do mundo são: LASIK, SMILE e o PRESBYLASIK (tratamento para presbiopia). A escolha da técnica mais adequada para o seu caso, só ocorre após minuciosa avaliação dos exames pelo especialista.

No caso da cirurgia SMILE, utiliza-se o laser de femtosegundo, que cria uma pequena lentícula que corrige os erros de refração do olho. Uma vez que os graus foram corrigidos, essa lentícula é removida pelo próprio laser através de uma micro incisão de menos de 2 milímetros. É como remover as páginas internas de um livro sem abri-lo, tornando este procedimento minimamente invasivo. A Smile é indicada para tratamento da miopia e astigmatismo. 

Na técnica LASIK, a primeira parte da cirurgia consiste na criação de uma aba muito fina com o tecido da córnea (flap). Depois da criação do flap, esta será temporariamente levantada para que o laser possa incidir sobre o olho. Esse processo também leva poucos segundos durante os quais o paciente fixará o olhar numa luz indicada pelo cirurgião. Depois disso a aba de tecido da córnea é reposicionada e o procedimento é finalizado. A Lasik é indicada para tratamento da miopia, hipermetropia e astigmatismo.

A mesma técnica de LASIK é possível também tratar a presbiopia, inclusive naqueles pacientes que já tenham a miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo associados. Em um único tratamento é possível corrigir todos os erros refrativos que o paciente possui. 

Como saber qual a técnica mais adequada para o meu caso?
Para avaliação da técnica mais adequada, é necessário realizar exames que determinam sua espessura e curvatura corneana, e a avaliação do médico especialista. Desta maneira, é possível determinar a melhor técnica cirúrgica que atenda suas necessidades e expectativas específicas.

E o pós-operatório?
Todas as técnicas são seguras, indolores e com rápida recuperação. Em três dias, é possível retornar ao trabalho, só terá que ter cuidado com esportes em grupo, lugares com poeira ou muito sol.

No caso da Smile, a recuperação é ainda mais rápida e, após 24 horas, a maioria dos pacientes tem visão suficiente para exercer as atividades do cotidiano.

A cirurgia ocular a laser proporciona ao paciente uma melhor qualidade de visão e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. Já que poderá realizar atividades que até então, com óculos ou com a lente, eram impossíveis de realizar.

Quer saber se você é um candidato à cirurgia refrativa? Entre em contato por um dos nossos canais e agende sua consulta avaliativa.
www.ioc.med.br
@ioccuritiba
 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.