Morango incrementa a saúde do cérebro; aprenda receitas com a fruta

Universalmente amado, o morango é conhecido como uma das frutas mais poderosas e utilizadas na culinária mundial, na qual encontra consumidores em todas as faixas etárias. É fonte de vitaminas e minerais, como vitaminas K e C, potássio, folato e magnésio, além de compostos bioativos como flavonoides, antocianinas e ácidos fenólicos. Todos esses compostos exercem efeito sinérgico na promoção da saúde e no suporte a imunidade.

“O morango é fonte de vitamina C, um nutriente que desempenha papel fundamental no suporte a imunidade”, diz a nutricionista Adriana Stavro, mestre pelo Centro Universitário São Camilo.

Como o morango melhora a saúde do cérebro
Além da versatilidade culinária, também possui ação antioxidante e anti-inflamatória, sendo um grande aliado para a proteção do cérebro contra os danos do envelhecimento. Segundo explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, a quantidade de antioxidantes presente no morango tem uma importante ação na prevenção da perda cognitiva ao longo da vida.

De acordo com uma pesquisa realizada na Espanha, publicada no periódico ScienceDirect, o extrato metanólico de morango é rico em compostos fenólicos e minerais, o que atenua a produção de beta-amiloide, proteína associada à doença de Alzheimer, e também o estresse oxidativo. Os tratamentos com a substância durante a pesquisa retardaram significativamente a paralisia induzida pela proteína.

Pesquisas anteriores já mostravam que comer morango todos os dias é ótimo para se ter bom humor, pois ajuda na liberação do neurotransmissor serotonina. “Além disso, o folato presente nos morangos melhora os níveis de memória e concentração, explica Adriana.

Renata conta que o fruto fornece boa quantidade de vitamina C - que desempenha um papel significativo no funcionamento do cérebro -, possui baixo índice glicêmico e contém poucas calorias. Por isso, é ideal para pessoas que precisam controlar o peso corporal.

Ela pontua que não há uma recomendação diária exata para todas as pessoas, mas o indicado é que se consuma de três a cinco porções de frutas por dia e uma porção de morango corresponde a aproximadamente quatro unidades médias.

“Congelados ou frescos, os benefícios para a saúde são muitos. O ideal é consumir uma porção de morangos três vezes por semana. Inclua no iogurte com aveia, smoothies, saladas ou em lanches com amêndoas ou nozes”, ensina Adriana.

Como a fruta pode ter muito agrotóxico, uma dica é deixá-la de molho e retirar a pele. A melhor época de colheita é o inverno, quando recebe menos defensivos agrícolas. Você também pode comprar a versão orgânica. Outro ponto importante é o momento da escolha. “Deve-se avaliar se os frutos estão firmes, de cor viva, além da quantidade de líquido presente na bandeja - que, caso seja muito, é sinal que podem estar passando do ponto. Se já estiverem mais maduros, precisam ser consumidos rapidamente após a compra”, finaliza Guirau.

Confira, a seguir, algumas receitas que levam a fruta, indicadas por Renata:

Creme de morango com coco

1 envelope de gelatina sem sabor
½ xícara de chá de coco ralado
½ xícara de chá de leite de coco
4 colheres de sopa de mel
½ xícara de chá de água
1 xícara de chá de morangos picados

Modo de preparo:
Prepare a gelatina conforme instruções da embalagem e bata no liquidificador, junto com o leite de coco, o mel, a água e os morangos.
Coloque em taças e leve para gelar até formar um creme firme.
Retire da geladeira, finalize com o coco ralado por cima e coloque novamente para gelar por mais 2 horas antes de servir.

Salada primavera

Ingredientes:
½ caixinha de morangos lavados e fatiados
½ pé de alface
1 xícara de chá de champignon
2 colheres de sopa de amêndoas laminadas
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de vinagre de maçã
3 colheres de sopa de água
1 pitada de sal
1 colher de café de pimenta de cheiro

Modo de preparo:
Monte a salada acomodando a alface, o champignon, os morangos e as amêndoas. Prepare o molho misturando o mel, o vinagre, a água, o sal e a pimenta. Regue a salada com o molho e sirva em seguida.

Geleia de morango

500g de morangos lavados e picados
Suco de 1 limão
1 colher de sopa de adoçante culinário

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar.
O morango vai soltar um caldo que precisa ser cozido junto com a polpa.
Desligue o fogo quando atingir a consistência de geleia.
Guarde em potes de vidro e conserve na geladeira.

Smoothie de morango

1 xícara de morangos congelados
100mL de água de coco
5 folhas de hortelã
Adoçante ou açúcar a gosto (opcional)

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e consuma logo em seguida.

Crédito da fotoMorango foto criado por kues1 - br.freepik.com

Fonte: DR Jairo Bouer