Município monta Banco de Ideias para resolver problemas da administração pública

O objetivo da iniciativa é fomentar soluções inovadoras e tecnológicas para os desafios enfrentados por Maringá

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

Envolver a população na busca de soluções para os principais problemas do município é o principal objetivo do projeto “Edital de Soluções Inovadoras: Banco de Ideias e Incentivo ao Empreendedorismo'', criado em 2017 pela prefeitura de Maringá.

A iniciativa também busca obter resultados mais ágeis a demandas da cidade usando soluções tecnológicas e inovadoras, proporcionando que pessoas físicas, pequenas empresas e startups desenvolvam projetos de melhoria na qualidade de vida e nos serviços de atendimento aos cidadãos.

O edital foi criado para que quando haja demandas, problemas a serem selecionados pelo poder público, por meio da iniciativa, a população possa criar soluções inovadoras para resolver as demandas. Essas soluções não precisam necessariamente envolver tecnologia, quando a população encontra gargalos e consegue resolver, já está inovando. Pessoas físicas acima de 16 anos, empresas e startups podem se candidatar para resolver as demandas.

As propostas de soluções são avaliadas por uma comissão e os aprovados têm 12 meses para executá-las sem gerar ônus ao município. Ao final do período, a execução é avaliada e, caso tenha cumprido o objetivo de solucionar o desafio proposto, será concedido o Atestado de Capacidade Técnica, podendo então o município adquirir a solução.

Em 2020, 18 desafios foram propostos e 6 soluções foram aprovadas para o período de testes, com iniciativas que melhoram a vida dos cidadãos maringaenses. Uma delas é um aplicativo que reduz o tempo na fila.

O morador não precisa sair de casa para entrar na fila da Agência do Trabalhador, por exemplo. É possível entrar na fila pelo app e sair de casa próximo ao horário e acompanhar o andamento da fila pelo celular.

Os bons resultados garantiram ao projeto Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.  Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).