Sindafep e Asafe doam 200 cestas básicas para projeto de Curitiba

Ação faz parte do compromisso social das entidades, principalmente neste momento de recrudescimento da pandemia da Covid-19

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) e a Associação dos Auditores Fiscais do Estado do Paraná (Asafe) realizaram na última terça-feira, 6 de abril, a doação de duzentas cestas básicas para o projeto SOS Vila Torres, de Curitiba. A ação faz parte do compromisso social do Sindafep, que desde o início da pandemia tem realizado doações para instituições e projetos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

A entrega foi feita ao padre Joaquim Parron Maria, da Capela Nossa Senhora Aparecida, na Vila Torres. Segundo ele, o número de doações havia caído nas últimas semanas. "Estávamos com dificuldade em conseguir doações, mas agora na Semana Santa, como é um período sagrado para os cristãos, tivemos muitas doações, sendo possível atender os moradores neste mês de abril”, afirma Parron. “A nossa preocupação é se essas doações vão continuar daqui para a frente”, diz. Mesmo com o aumento no número de casos e mortes nesses últimos meses, as doações caíram drasticamente.

Além da Vila Torres, o projeto do padre Parron — como é mais conhecido — atende as vilas Alto Boqueirão, Caximba, Icaraí, Novo Guaporé, Portelinha e Parolin. “Nós percebemos que aumentou muito a necessidade. Muitas pessoas não têm comida na mesa, e a nossa preocupação é que as pessoas possam ir para a criminalidade. Cerca de 70% da população das favelas de Curitiba são de catadores de recicláveis e eles não tem como trabalhar nesse período”, lembra o padre.

A iniciativa possui várias frentes de atuação para ajudar a população mais carente. “Só na Vila Torres atendemos mil famílias, e mais outras mil nas outras vilas. Todas as pessoas que recebem as cestas participam de orientações, em que falamos sobre cidadania, trabalho e ética”, diz Parron. “Dar o peixe, ensinar a pescar e conquistar o lago. O lago é dar cidadania para a pessoa. Não adianta saber pescar, mas não ter respeito, ética, não ter cidadania. Então nós trabalhamos essas três esferas no projeto”, conta.

Para o presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes, apesar de singela, a doação é um reforço importante no estoque de alimentos do SOS Vila Torres. “A iniciativa do padre Parron é extremamente importante, sobretudo quando a doença está ainda mais forte. Esperamos que essa pequena doação possa minimizar o impacto do vírus para essas famílias que serão atendidas”, opina Osmar. “Essa doação é de todos os nossos filiados, que com a sua contribuição nos ajudam a promover essas ações sociais”, conclui.

A ação é mais do que necessária neste momento, lembra o presidente da Asafe, Sérgio Luiz de Oliveira Franco. “A gente tem visto que com essa situação da pandemia, muita gente está passando necessidade, sem emprego, com dificuldade de conseguir o pão nosso de cada dia. Nada mais justo que a gente que tem um emprego estabelecido, com salário em dia, possa fazer alguma coisa para ajudar essas pessoas que tem tanta necessidade”, afirma Franco.

“Eu quero agradecer o Sindafep, a Asafe e a todos os membros por esse gesto de solidariedade com os que mais sofrem com a pandemia”, conclui Parron.

O Sindafep já doou máscaras para instituições sociais, oxímetros para a Prefeitura de Curitiba e cedeu a Colônia de Férias de Guaratuba para uso no combate ao Covid-19, entre diversas outras ações.

Veja as fotos dessa notícia