Notícias

Imagem

Sindafep disponibiliza Balanço de Gestão 2020 on-line

Reuniões, ações sociais e defesa dos Auditores Fiscais foram algumas das atividades desenvolvidas pela Diretoria

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) lançou nesta terça-feira, 12 de janeiro, o Balanço de Gestão 2020, em que são apresentados todos os trabalhos realizados no primeiro ano da nova Diretoria Executiva Estadual (DEE). Participação em reuniões, ações sociais, além da defesa dos Auditores Fiscais e a busca por um Fisco mais forte, com a valorização de seus servidores, foram algumas das atividades desenvolvidas.

Em um ano completamente tomado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a atuação do Sindafep também teve que se reinventar. “Sem dúvidas foi um ano desafiador para todos, inclusive para a nossa entidade e aos nossos filiados. Por conta da Covid-19 não pudemos realizar os nossos eventos tradicionais, mas nem por isso ficamos distantes um dos outros”, afirma Osmar de Araújo Gomes, presidente do Sindafep.

Em janeiro, quando ainda não havia sido declarada pandemia e nem havia casos no Brasil, o Sindafep, juntamente com outros sindicatos, buscou reverter o Decreto 3.808/2020, que tratava sobre a revalidação de descontos consignados na folha de pagamento dos servidores ativos e inativos, o que impacta diretamente a entidade. Reuniões foram realizadas com o Governo do Paraná, o que resultou em um prazo maior para que os filiados realizassem a validação. Ainda em janeiro, a DEE se reuniu com a direção da Receita Estadual e Casa Civil para discutir demandas da categoria, como os bolões, o teletrabalho e o Projeto de Lei de Reestruturação da Carreira dos Auditores Fiscais.

Em fevereiro, Osmar e o coordenador-geral do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), Laerzio Chiesorin Junior, realizaram uma série de visitas nas instituições parceiras da premiação, apresentando o relatório de atividades desenvolvidas na 7ª edição. No mesmo mês, a DEE participou de reunião da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e promoveu diversas atividades recreativas para os hóspedes da Colônia de Férias, em Guaratuba.

Em março, foi iniciado o período de inscrições do PGP-PR, que teve como tema “Empreendedorismo: Idealizar, Realizar e Transformar”. Também é realizada a primeira entrega do ano do Projeto Bebê Solidário, que doa enxovais para grávidas carentes de Curitiba e Região Metropolitana. Nesse mês aconteceu a 1ª Reunião Ordinária do Conselho de Representantes Sindicais (CRS), em que os membros eleitos em 2019 fizeram o juramento de posse, além de reunião com o diretor-geral da Secretaria de Estado da Fazenda, Eduardo Moreira Rodrigues Lima de Castro, para discutir a Lei Orgânica do Fisco e também o pagamento dos bolões.

Com a chegada do novo coronavírus ao Paraná, a DEE realizou uma série de pedidos à Receita Estadual e Secretaria da Fazenda para evitar a disseminação da doença entre os Auditores Fiscais. O PGP-PR também passou por adaptações ao decorrer do ano, com avaliações de projetos realizados de forma digital em grande parte dos casos. O Projeto Tertúlia e a realização das reuniões mensais com os aposentados tiveram que ser suspensas, assim como as atividades em todas as unidades do Sindafep.

Em abril, entre as atividades desenvolvidas está a participação da DEE em reuniões da Fenafisco e a entrega de mais enxovais pelo Bebê Solidário, chegando à marca de mil doações em sua história. Apesar da pandemia, o projeto continuou durante todo o ano, com 220 enxovais doados em 2020.

Em maio, foi disponibilizado o Balanço de Gestão 2017/2019, em que foram apresentados os trabalhos da diretoria anterior, além do fortalecimento da atuação social do Sindafep, com a doação de 1.800 máscaras para instituições sociais de Curitiba. O setor jurídico da entidade também promoveu uma série de alertas e esclarecimentos sobre assuntos de interesse dos filiados.

Em junho, com as medidas para conter a proliferação do vírus em vigor, o Sindafep suspendeu o evento de Dia dos Namorados, o Encontro dos Fiscais Aposentados (EFA) e Fiscalíada. Mais máscaras foram doadas, desta vez ao Pequeno Cotolengo, em Curitiba, que atende pessoas com deficiências múltiplas. Também foram feitas reuniões entre a DEE e o Conselho de Representantes Sindicais (CRS) para discutir o Projeto de Lei de Reestruturação da Carreira dos Auditores Fiscais.

Em julho, a sede antiga do Sindafep foi desocupada e entregue à construtora. Mantendo a transparência junto aos seus filiados, a DEE divulgou um relatório com as ações desenvolvidas e a redução de despesas em R$ 584 mil. Representando os interesses dos Auditores Fiscais, foi realizada uma reunião entre DEE, CRS e os diretores da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual.

Em agosto, reforçando seu papel social, o Sindafep realizou a entrega de oxímetros para a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, que foram distribuídos para Instituições de Longa Permanência para Idosos. A entidade também apoiou a campanha “É hora de virar o jogo!”, da Auditoria da Dívida Cidadã (ADC), que busca mostrar à sociedade que o modelo econômico implementado no Brasil é prejudicial para a classe mais pobre.

Em setembro, com coorganização do Sindafep, é realizado o XXI Seminário Paranaense de Educação Fiscal, que discutiu gasto público e cidadania no contexto da pandemia. A entidade também requereu ao diretor da Receita Estadual a criação de um Grupo Técnico para avaliar a implementação do teletrabalho no órgão.

Em outubro, aproveitando que suas instalações estavam fechadas devido a pandemia, o Sindafep anuncia a reforma da Colônia de Guaratuba e do Hotel Rota do Sol, buscando oferecer a melhor estrutura aos seus visitantes na alta temporada. Aconteceu também a I Semana da Conscientização Tributária, que trouxe palestras, debates e atividades culturais sobre a função social dos tributos.

Em novembro, o Sindafep e a Associação dos Auditores Fiscais Estaduais de Curitiba (ASAFE) comunicaram a decisão de não realizar o tradicional evento de comemoração de fim de ano, programado para acontecer na sede da ASAFE, em Colombo. A DEE também estabeleceu novas regras operacionais para o funcionamento de suas instalações na alta temporada. O PGP-PR divulgou a lista de municípios premiados na 8ª edição. Foram 43 projetos contemplados de 36 cidades, além de um consórcio intermunicipal.

Em dezembro, é realizada a cerimônia de encerramento do PGP-PR, de maneira virtual, na Câmara dos Vereadores de Curitiba. Comprometido com a sociedade, o Sindafep também realizou a entrega de brinquedos para projetos sociais, que por sua vez distribuíram para crianças em comunidades carentes. A DEE também se reuniu com o líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri, e com o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, para discutir o Projeto de Lei de Reestruturação da Carreira dos Auditores Fiscais.

“Foi um ano desafiador em todos os sentidos. Entretanto, mantivemos o nosso trabalho, buscando garantir os interesses dos Auditores Fiscais e também contribuindo para que, ainda de forma singela, comunidades carentes recebessem algum apoio”, diz Carlos Alberto Stadler, vice-presidente Sindical. “Mesmo com as restrições que tivemos e as dificuldades que nos foram impostas, o Sindafep continua forte e atuante”, opina Delson Abreu de Lima, vice-presidente de Finanças. “Apesar dos nossos encontros não terem sido realizados devido a pandemia, estamos firmes e esperançosos que logo iremos retomar os nossos projetos com os filiados”, espera Raul Wellner Filho. “Assim como no ano passado, em 2021 estaremos trabalhando noite e dia para melhor representar não só os nossos filiados, mas todos os servidores do Fisco paranaense”, garante Lindolfo Timm.

Para ver o Balanço de Gestão 2020 completo, com todas as atividades desenvolvidas pelo Sindafep, clique aqui.

Diretoria do Sindafep

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.