Sindafep publica fascículos sobre a história da entidade

Produzidos no aniversário de 25 anos do sindicato, as publicações trazem a luta dos Auditores Fiscais, a construção da entidade e o momento político em cada época

Conhecer a história é olhar para o passado, entender o presente e planejar o futuro. Pensando nisso, o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) produziu no aniversário de 25 anos da entidade uma série de fascículos que agora estão disponíveis no site. Lançadas em 2013, as publicações trazem o histórico para a construção do sindicato, as lutas da classe dos Auditores Fiscais e o momento político em cada época.

O primeiro fascículo remonta à época entre 1958 e 1988, quando surgiu o Centro de Assistência aos Funcionários da Fiscalização de Rendas do Estado do Paraná (CAFFREP), embrião da luta dos servidores do Fisco para melhores condições de trabalho. A criação da entidade tinha como objetivo oferecer assistência financeira, já que muitos profissionais precisavam de empréstimos devido aos baixos salários. No início dos anos 1960 o CAFFREP já lutava pela melhoria salarial dos servidores.

Grande parte das informações sobre a primeira fase do surgimento da entidade é composta por relatos de Auditores Fiscais, já que não havia a documentação desse período. A partir do segundo fascículo, que trata sobre o período entre 1988 e 1994, é iniciada a história do que viria a ser hoje o Sindafep. As publicações seguintes trazem o histórico de lutas e conquistas de cada gestão, mostrando a importância do sindicato na luta pela defesa dos interesses da categoria.

Entre os principais temas dos fascículos estão a luta pelos direitos dos ativos, aposentados e pensionistas, a conquista da reestruturação da carreira dos Auditores Fiscais e a consolidação do Sindafep como entidade representativa. Para saber mais sobre cada período da história da entidade, confira aqui todos os nove fascículos.