Observatório Social apoiado pelo Sindafep é um dos finalistas do Movimento Bem Maior

O Observatório Social de Maringá, apoiado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), é um dos cem finalistas dentre os 2.076 inscritos no Movimento Bem Maior, que atesta o comprometimento dos projetos e promove a divulgação das instituições participantes. As 50 iniciativas escolhidas, através da votação online que está em andamento até o dia 14 de julho, receberão um apoio financeiro de até 100 mil reais cada.

O Observatório é uma associação civil de caráter apartidário, sem fins lucrativos, e trabalha com ações de educação fiscal e controle social da gestão fiscal. A associação conta com o trabalho voluntariado de 60 pessoas, além de uma equipe técnica contratada, que corresponde atualmente a 10 trabalhadores. O Observatório é mantido por associações, empresas e pessoas físicas que acreditam nesse trabalho, assim como o Sindafep.

Na área de educação fiscal, são promovidas palestras, aulas, treinamentos, incluindo um grande concurso de redação para tratar do tema de exercício da cidadania fiscal. Na área do controle social da gestão pública, existe o acompanhamento de processos de licitação, execução orçamentária, editais, execução de contratos, sempre primando para uma análise de legalidade, que colabora com a maior eficiência da gestão pública.

“Os resultados do nosso trabalho são de dimensão mensurada, na parte que conseguimos promover uma economia dos gastos públicos. E também de uma dimensão que não conseguimos medir exatamente, mas que é a mudança de cultura, é promover a maior participação cidadã na gestão pública e assim conseguir melhores resultados, mais eficientes e uma melhoria na vida das pessoas”, explica a presidente do Observatório, Giuliana Lenza.